Setembro Amarelo
O mês de setembro, desde 2003, compõe uma campanha que, por intermédio da Organização Mundial de Saúde (OMS), objetiva instituir o dia 10 de setembro como data simbólica de prevenção ao suicídio.
Dessa forma, o setembro amarelo surgiu com a finalidade de dar mais visibilidade à causa, além de conscientizar todos sobre o aumento do número de vítimas. A situação é tão grava que o suicídio é considerado o mal do século, por ser uma das principais causas de morte entre os jovens.
A campanha do setembro amarelo foca na prevenção ao suicídio, bem como na importância do acompanhamento psicológico. Portanto, esse mês tem o propósito de informar as pessoas sobre o quão necessário é buscar ajuda profissional, sobretudo, quando se manifestam quadros de depressão.
Por isso, o setembro amarelo também volta-se à questão da depressão, a doença que mais causa suicídio atualmente. Assim, é extremamente importante que o paciente consiga se sentir motivado a externar esse “caos” vivenciado dentro de si.
Pensando nisso, a psicóloga em Vitória (ES) Dra. Maria Lígia preparou este conteúdo para você saber identificar quando é preciso buscar ajuda. Acompanhe!
Quais são os sintomas de depressão que levam ao suicídio?
Primeiramente, é preciso dizer que a melhor forma de lidar com aqueles que sofrem com a depressão é deixar claro que eles não se resumem à doença, apenas que, no momento, encontram-se doentes.
Nesse sentido, o setembro amarelo busca demonstrar que é imprescindível mostrar aos pacientes que eles não estão sós, pois existem pessoas que se importam com eles.
Assim sendo, se você sente uma sensação de solidão, angústia e tristeza constantemente, é preciso procurar ajuda o mais rápido possível. Os acompanhamentos com psicólogos em Vitória (ES) são as maneiras mais eficazes de realizar o tratamento.
Os principais sintomas daqueles que sofrem com depressão e, por tal fato, podem pensar em cometer suicídio, envolvem fugir da sua realidade cotidiana, por quererem se sentir aliviados de situações:
- Que os deixe envergonhados ou culpados;
- Como sentimento de rejeição ou solidão;
Diante disso, eles começam a:
- Se sentir como vítimas;
- Ter dificuldades para socializar;
- Sofrer com doenças psiquiátricas, como transtorno mental, de bipolaridade, de personalidade ou de uso de substâncias como álcool ou drogas;
- Ter sintomas de impotência e desesperança;
- Falar sobre morte ou suicídio;
- Apresentar uma personalidade agressiva e com um humor instável.
Setembro amarelo l Como ajudar na prevenção?
Na grande maioria das vezes, nem sempre é fácil que o paciente consiga se abrir com alguém sobre seus pensamentos suicidas, mas saiba que, quando isso ocorrer, é preciso manter a calma. Isso é sinal de que essa pessoa se sente confortável perto de você e um importante passo para conseguir realizar o tratamento ela já deu: falar.
Aqui, cabe ressaltar que a campanha do setembro amarelo surgiu a fim de mostrar que a vida é bela, e que nada deve nos roubar a vontade de viver. Portanto, para ajudar uma pessoa que sofre com alguns dos sintomas mencionados, é fundamental:
- ouvir, demonstrar empatia;
- ser afetuoso e dar o apoio necessário;
- levar a situação a sério e verificar a gravidade;
- perguntar sobre tentativas de suicídio;
- identificar outras formas de tentativas de morte;
- conversar com a família e amigos imediatamente;
- remover os meios para o suicídio em casos de grande risco;
- permanecer ao lado da pessoa com o transtorno;
- procurar entender os sentimentos da pessoa sem julgamentos;
- buscar ajuda psicológica o quanto antes.
Além desses meios para ajudar na prevenção ao suicídio, é necessário estar presente na vida dessas pessoas que sofrem com depressão, pois o objetivo do setembro amarelo é preencher uma lacuna criada pela desconfiança, bem como demonstrar a ela que se pode mudar para melhor.
Por isso, o ato de ouvir atentamente, dar atenção, conversar e demonstrar preocupação ajuda o paciente a se sentir à vontade para se abrir e buscar ajuda.
Se precisar, peça ajuda!
Não é vergonha alguma pedir ajuda quando necessário. Se você está passando por um momento complicado e percebe que não está sabendo lidar sozinho com tantas angústias, busque ajuda da psicóloga em Vitória (ES).
O apoio profissional nesse momento é muito importante para, assim, te ajudar a superar momentos difíceis, bem como para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.
Nunca desista da sua vida, saiba que, por mais difícil que esteja a situação, sempre haverá uma saída. Desse modo, a psicóloga em Vitória (ES) Dra. Maria Lígia é a profissional que pode te auxiliar a desenvolver métodos para enfrentar qualquer angústia.
Entre em contato com o consultório e agende uma consulta para saber como ela pode te ajudar no tratamento de depressão.