Tratamentos para a Depressão
Dentre as áreas de atuação aplicadas em nossa clínica de psicologia em Vitória – ES, estão os tratamentos para depressão, que tem como objetivo acabar com esse tipo transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades, especialmente pessoas entre 14 a 60 anos.
Trata-se de um transtorno psiquiátrico que implica negativamente nas mudanças do humor do indivíduo, ocasionando uma profunda tristeza ou desânimo constante.
As causas da doença mental podem estar relacionadas a disfunção bioquímica cerebral, que está influenciada com fatores como genética, ambiente e organismo.
Dentre os sintomas da depressão, é possível destacar: humor deprimido, falta de energia, desânimo constante, falta de prazer, alteração do sono, alteração do apetite, lentificação do pensamento, lentificação motora, entre muitos outros.
Conheça os principais tipos de Depressão
Depressão maior ou grave
A depressão maior ou grave é o nome dado a pacientes que apresentam tristeza, desânimo, cansaço, falta de prazer e vontade e alteração do sono de uma forma mais intensa e normalmente por um período maior do que seis meses.
Distimia
A distimia é um tipo de depressão considerada mais leve, na qual o indivíduo pode sofrer com problemas de tristeza, baixa autoestima e desânimo, porém em uma intensidade menor.
Depressão Sazonal
Como o próprio nome já diz, a depressão sazonal geralmente acontece em períodos de tristeza no inverno, quando os dias são mais curtos e possuem pouca incidência da luz solar.
Além da tristeza, o paciente com depressão sazonal também pode ter sensação de cansaço, falta de ânimo, estresse, sonolência e compulsão por doces.
Depressão Bipolar
A depressão bipolar se caracteriza pela mudança de humor, variando entre uma tristeza profunda e episódios de euforia, baixa autoestima, isolamento social e sonolência.
Nesse tipo de transtorno mental, o indivíduo pode apresentar desde momentos de tristeza profunda até de alegria extrema, tornando obsessivo, desatento, hiperativo e até mesmo impulsivo.
Depressão Reativa
Caracterizada pelo desencadeamento de algum acontecimento específico, a depressão reativa normalmente surge após um evento traumático ou estressante, como a perda de bens materiais ou uma pessoa próxima.
Depressão Atípica
Nesse caso, os principais sintomas são cansaço, sono excessivo, humor apático, ganho de peso e sensibilidade à rejeição.
Quem sofre desse tipo de depressão pode ter picos de humor temporários, como reação a um acontecimento positivo. Porém, a pessoa logo volta ao quadro anterior. Justamente por causa dessa reação a boas notícias, existe uma dificuldade maior em identificar a depressão.
Depressão pós-parto
A depressão pós-parto ocorre entre mulheres durante a gestação ou em até 12 meses após o nascimento do bebê. Tal transtorno psiquiátrico inclui episódios depressivos maiores e menores, cujos efeitos podem ser graves e afetar tanto a mulher, quanto o bebê e sua família.
Em alguns casos, ela se manifesta ainda na gravidez e sua causa está relacionada à fatores hormonais, isso porque é durante a gravidez, que o corpo produz altas doses de hormônio. Porém, depois do parto, a produção cai repentinamente e esse desequilíbrio pode ocasionar o quadro de depressão.
Desordem disfórica pré-menstrual
Muitas mulheres também podem sofrer uma desordem disfórica no período pré-menstrual, trata-se de uma grave TPM em que a mulher sofre vários sintomas e que precisa de tratamento.
Depressão psicótica
Pacientes que sofrem com formas extremas de depressão também podem apresentar episódios psicóticos, como ter falsas crenças, ilusões, alucinações, delírios de culpa, entre outros.
Normalmente, esse tipo de depressão vem acompanhada de outros sintomas, como incapacidade intelectual, perda de interesse, constipação e ansiedade.
Depressão infantil
Os sintomas da depressão infantil são os mesmos encontrados nos adultos, entre eles: irritabilidade, humor depressivo, perda do interesse na maioria das atividades ou incapacidade de sentir prazer nelas.
Como no caso dos adultos, as depressões em adolescentes e pré-adolescentes são tratados através de técnicas psicoterápicas e medicamentosas.
Como funciona os tratamentos para depressão
O diagnóstico precoce do transtorno mental é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso dos tratamentos para a depressão.
Para isso, nossa clínica de psicologia em Vitória – ES faz uma avaliação completa e detalhada, a fim de distinguir se os sintomas são patológicos, transitórios ou decorrentes de outros problemas médicos e neurológicos, indicando o tratamento mais adequado para o nível da doença, que pode ser leve, moderado ou grave.
O objetivo é reconhecer o motivo do estado depressivo e de que maneira ele está afetando os aspectos da vida do paciente. Isso porque, o transtorno depressivo pode ser causado pela interação de diversos fatores biológicos, psicológicos e ambientais, ou ser um efeito secundário do uso de medicamentos indicados para curar outras doenças ou do abuso de drogas e bebidas alcoólicas.
Além de outras causas, como: eventos traumáticos, baixa autoestima, histórico familiar da doença e vulnerabilidade social que também são fatores de risco.
Agende sua consulta!
Entre em contato com nossa clínica de psicologia e agende uma consulta pelo telefone: (27) 99511 8274