Os distúrbios do sono consistem em diversos problemas que alteram a capacidade de uma pessoa dormir de forma adequada podendo provocar reações que afetam a sua saúde e bem-estar como a desatenção, irritabilidade e até problemas cardiovasculares e neurológicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que no mundo existem milhares de pessoas que sofrem com algum distúrbio que afeta o seu sono e dentre os mais comuns estão a insônia, sonambulismo, apneia e outros que a princípio podem parecer problemas simples ou de duração mínima, porém com o tempo podem sofrer complicações graves.
A falta de sono ou o excesso, além de comportamentos anormais durante o sono não podem ser negligenciados, pois podem causar danos severos na saúde exigindo tratamento eficiente.
Saiba no texto quais são os principais distúrbios do sono que afetam as pessoas atualmente.
Os distúrbios do sono e seus sintomas
Existem quatro categorias que caracterizam os problemas relacionados os distúrbios do sono que ajudam a explicar alguns dos sintomas facilitando o seu diagnóstico que são: dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo; problemas em permanecer acordado; problemas para manter uma rotina regular de sono e comportamentos incomuns durante o sono.
Em cada uma dessas categorias existem distúrbios em específico que uma pessoa pode desenvolver e os motivos para que isso aconteça são diversos, mas na maioria das vezes têm relação com fatores genéticos, rotina agitada, problemas de saúde e assim em diante.
Esses problemas não afetam apenas adultos, mas também adolescentes e crianças que assim como eles podem desenvolvê-los pelos motivos citados acima. No caso das crianças o distúrbio do sono infantil tem sido investigado cada vez mais ao redor do mundo tendo em vista o quanto esse problema pode afetar em seu desenvolvimento e crescimento saudável.
Logo, é importante que todas as pessoas se atentam aos principais distúrbios do sono e quais são os seus sintomas para que busquem ajuda de uma neuropsicóloga no ES ao percebê-los. Sendo assim, conheça alguns dos distúrbios do sono mais comuns no mundo:
- Apneia do sono
A apneia está entre os distúrbios do sono mais comuns da atualidade e ela pode inclusive afetar crianças e adolescentes, porém nas crianças seus sintomas podem ser diferentes.
No caso, ela se caracteriza como um processo que ocorre quando a respiração é interrompida durante o sono, geralmente por cerca de10 minutos, e isso acaba fazendo com que o sono não seja tão reparador quanto o esperado e necessário provocando irritabilidade e outros.
Nas crianças esse distúrbio do sono infantil pode ser muito prejudicial a saúde podendo causar alterações faciais, dificuldade de aprendizagem e outros, portanto, se atente a sintomas como ronco, sono agitado, dificuldade para respirar, sudorese e assim por diante.
- Sonolência excessiva
Os distúrbios do sono não se relacionam apenas a falta de sono ou perturbação durante a hora de dormir, mas também a sonolência em excesso que se caracteriza pela vontade de dormir em momentos em que é necessário permanecer acordado e atento, como por exemplo, ao dirigir, ao fazer entrevistas, dar palestras e no caso das crianças no horário da escola.
As causas são variadas, mas geralmente ela ocorre por conta da privação parcial de sono ou inclusive por conta da apneia e dentre outros problemas de saúde que exigem investigação. Os sintomas obviamente estão relacionados a vontade de dormir excessivamente mesmo após ter uma noite de sono considerada razoável e isso ocorre preferencialmente durante o dia.
- Insônia
Sem dúvida a insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns ao redor do mundo que pode afetar tantos os adultos e adolescentes como crianças – inclusive os bebês recém-nascidos.
A insônia é um problema que consiste na dificuldade de iniciar ou manter o sono e de acordar antes do horário considerado normal ou apropriado e ela pode ser desenvolvida por conta de problemas clínicos e emocionais, ansiedade e pelo consumo excessivo cafeína e outros.
Nas crianças esse distúrbio do sono infantil pode acontecer por conta de mudanças em sua rotina ou devido dores, incômodos e outros fatores que acabam mantendo-as agitadas. Entre os sintomas obviamente que se destaca a dificuldade de dormir como também de manter um sono duradouro e de qualidade além da irritabilidade e sensação de cansaço ao acordar.
Existem outros distúrbios do sono que podem ser diagnosticados tanto em adultos como crianças e adolescentes, como por exemplo, narcolepsia, epilepsia, parassonias, sonambulismo paralisia do sono, síndrome das pernas inquietas, bruxismo e dentre outros.
Como tratar os distúrbios do sono?
A melhor forma de tratar os distúrbios do sono é procurando ajuda de profissionais capitados que vão observar os seus sintomas como também as causas e tratamentos adequados. Entre em contato com a nossa clínica de neuropsicologia no ES e agende uma consulta com a Dra. Maria Lígia para que juntos consigam encontrar a melhor solução ao seu problema.