O teste de orientação vocacional é uma técnica executada por profissionais qualificados como os psicólogos e consultores de carreira que visa ajudar as pessoas identificarem profissões que tenham compatibilidade com a sua personalidade, interesses, aptidões e assim por diante.
Esse teste não fornece informações claras e definitivas. Pelo contrário, é apenas uma ferramenta de autoconhecimento que pode direcioná-lo aos caminhos que combinam com as suas particularidades, o que não significa que é algo 100% certo e que deve ser priorizado.
Claro que existem pessoas que passaram por uma orientação vocacional e conseguirem bons resultados ao apostar na profissão apontada pelo teste, mas os profissionais costumam dizer que as informações obtidas nele não são uma verdade absoluta e a escolha de uma profissão precisa ser feita com calma, paciência e com a certeza de que é seria a sua melhor opção.
Saiba mais detalhes no texto da importância do teste de orientação vocacional.
Durante a adolescência é muito comum os jovens pensarem sobre o seu futuro profissional, no entanto, alguns não tem ideia de qual profissão seguir e se, de fato, devem ser dedicar a algo.
Nesse momento de dúvida é importante que o jovem faça uma reflexão sobre suas escolhas e procure entender as suas aptidões, interesses e sua própria personalidade, pois é a partir dessa análise que poderão encontrar profissões que combinam com a sua realidade.
É claro que fazer essa autoanalise sozinhos pode ser um pouco mais complicado por diversas razões e por isso é interessante que procurem ajuda profissional que vá direcioná-los durante esse processo que, aliás, estimula o autoconhecimento e busca por aquilo que admira.
A orientação profissional, por exemplo, pode ser uma forma de ajudar os jovens que estão confusos quanto a profissão. Ela é basicamente uma ferramenta que traz respostas, mas vale dizer que as suas respostas não devem ser consideradas uma verdade, apenas sugestões de caminhos que podem ser interessantes em sua jornada tem em vista as suas particularidades.
O processo de um teste de orientação vocacional
Normalmente a orientação vocacional feita por uma psicóloga no ES é iniciada com uma entrevista de anamnese cuja função é obter o máximo de informação a respeito do paciente.
Em tese essa é uma entrevista que serve para conhecer a história e o passado do paciente sendo que o profissional avalia não apenas as respostas que são concedidas por ele, mas principalmente a forma como ele responde e a sua linguagem corporal, pois ambos compartilham informações relevantes que devem ser observadas para uma melhor resposta.
Além dessa entrevista são observadas as suas ações, os traços de sua personalidade e inclusive é feito a realização de diversos testes que possuem finalidades diferentes, porém todos com o objetivo de desenhar o perfil do paciente em busca de fazer a sua orientação.
Ao longo de todo o processo o psicólogo fará análise e questionamentos específicos, como:
- o passado e história do paciente;
- seus gostos, preferências e habilidades;
- a sua dinâmica familiar;
- aspectos comportamentais e de personalidade;
- emoções e interesses;
Claro que as observações vão além do que foi citado acima, mas a princípio esses são os fatores indispensáveis em um teste de orientação vocacional por servirem como base para analisar os resultados dos testes e usar manuais que indicam possibilidades profissões.
Ou seja, a partir de todo esse processo o psicóloga no ES poderá observar os dados colhidos e analisar um manual específico sobre essa questão e identificar as profissões que mais se encaixam com a pessoa – lembrando que nem sempre é a resposta é uma verdade absoluta.
Para quem o teste de orientação vocacional é indicado?
Ao contrário do que muitos pensam o teste de orientação vocacional não é indicado apenas aos jovens que estão prestes a iniciar a sua vida profissional. É claro que esse é o público que mais procura esse tipo de orientação, mas também há possibilidades de adultos confusos quanto as suas carreiras ou desmotivados com a profissão realizarem o teste vocacional.
Nesse caso, pessoas com carreira estagnada, por exemplo, podem passar pelo processo de orientação vocacional para identificar se há compatibilidade entre os seus interesses profissionais com a profissão que atua e a partir disso perceber se há possibilidade de fazer outras apostas que podem fornecer mais satisfação, realização e conforto profissional.
Pessoas com a carreira em ascensão também podem fazer a orientação para que continuam tendo um alto desempenho, assim como aqueles que querem trocar definitivamente de carreira ou acrescentar novas habilidades profissionais que farão a diferença na forma como trabalha.
Na verdade, a orientação vocacional é aberta para qualquer público basta procurar um profissional de confiança e falar a respeito de suas frustrações, vontades e obviamente as suas expectativas e objetivos diante da realização de um novo teste de orientação vocacional.
Conheça a nossa clínica de psicologia no ES para realizar um teste de orientação vocacional que vai te ajudar a entender a sua vocação ou te direcionar na busca do sucesso profissional.