O álcool é perigoso para a saúde mental?
É raro você conhecer alguém que não tem o hábito de fazer um happy-hour com os amigos no fim do expediente, e que consome bebida alcoólica para relaxar e descontrair.
O problema do álcool não se encontra nesse processo de diversão, pois todos sabemos que o álcool é um tipo de droga que é socialmente aceito, mas o consumo desregrado e exagerado dele, pode trazer riscos a saúde mental e física.
O álcool possui um efeito de excitação, ao ser consumido ele libera serotonina, que é um neurotransmissor que dá o efeito de satisfação e alegria. Existem muitos fatores que fazem com que as pessoas consumam excessivamente bebidas alcoólicas, e muitas delas não conseguem simplesmente ter o controle da situação e não parar de beber, e aí que se encontra o principal risco, pois a saúde mental e psicológica fica abalada.
Quem consome o álcool buscando que ele “anestesie os pensamentos” torna-se um alcoólatra, ou seja, a pessoa sofre com a síndrome de dependência do álcool ou alcoolismo.
O uso excessivo de álcool pode levar as pessoas a apresentarem problemas com a saúde mental como doenças de depressão, ansiedade, pânico, entre outras; além das doenças mentais o alcoolismo pode ocasionar mortes através de acidentes, ou até mesmo homicídios ou suicídios.
Por causa disso, é necessário que quem sofre com o alcoolismo busque por tratamento como a terapia. A clínica de psicologia em Vitória – ES, é indicada para te auxiliar a cuidar dessa doença, possuímos profissionais especializados em saúde mental.
Alcoolismo e suas consequências
O alcoolismo é caracterizado por quem bebe constantemente até se tornar um viciado. Muitas vezes o usuário não se da conta da situação e acredita que consome o álcool apenas para melhorar o seu humor ou estado mental.
O alcoolismo de certo alivia sentimentos indesejados, mas também é muito prejudicial para a vida, alguns usuários o consomem como uma automedicação, e se você já possui algum problema com a saúde mental ele só irá agravar a situação. Algumas consequências do uso excessivo de álcool são:
- Câncer: pode surgir nas regiões que o corpo teve contato direto como boca, laringe e esôfago.
- Diabetes: O consumo exagerado pode provocar a inflamação no pâncreas que é o órgão responsável pela produção de insulina.
- Sistema digestório: Um viciado em álcool pode sofrer com gastrite, inflamações e até hemorragias no sistema digestório, além de erosões no estômago.
- Cérebro: A ingestão exagerada do álcool pode afetar a memória do usuário.
SAÚDE MENTAL
As doenças mentais estão crescendo cada vez mais, e ao longo da nossa vida todos nós podemos se afetados com algum problema que afete nossa saúde mental. Por isso indicamos que quem sofre com qualquer doença mental, mas principalmente com o alcoolismo procure pela psicóloga em Vitória – ES.
Problemas de saúde mental mais frequentes
- Ansiedade
- Mal-estar psicológico ou stress continuado
- Depressão
- Dependência de álcool e outras drogas
- Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia
- Atraso mental
- Demências
O indivíduo para ter uma boa saúde mental precisa estar bem consigo mesmo, além de aceitar os acontecimentos da vida e saber lidar com as emoções, sentimentos, e seus limites pessoais.
Como já dito, o consumo abusivo do alcoolismo pode trazer danos para esse bem estar. Muitos usuários de álcool acabam perdendo a memória além de desenvolver uma intoxicação do organismo. O consumo exagerado de álcool é um problema para a Saúde Pública, pois envolve a taxa de mortalidade e morbidade, graças a seu ato índice de causar doenças que envolve perder a qualidade de vida.
Por isso, para manter uma boa saúde mental é preciso que você não se isole, que reforce os laços familiares e de amizade, mantenha-se fisicamente e intelectualmente ativo, aumente os seus interesses e realize consultas ao seu médico para que ele consiga identificar algum sintoma que possa afetar sua saúde emocional e realize terapia com psicóloga em Vitória – ES.
Como se livrar do alcoolismo?
O alcoolismo é uma doença que envolve questões tanto orgânicas quanto psíquicas.
O primeiro passo para o usuário se livrar do uso do álcool é a desintoxicação. É preciso que a pessoa busque por uma clínica onde será internada e sofrerá com a abstinência da falta do álcool.
O próximo passo é buscar por uma psicóloga em Vitória – ES, para te ajudar a compreender as principais causas que fizeram com que você realize o consumo desregrado da bebida alcoólica.
A clínica de psicologia em Vitória – ES, conta com profissionais especializado que irão compreender a vida do paciente, e escutar atentamente todos os conflitos e emoções que ele possui dentro de si, e buscará esclarecer para o usuário toda a realidade para que assim ele consiga controlar o alcoolismo e tenha uma boa saúde mental.