Entenda a Diferença entre Ansiedade e Ataque de Pânico
De acordo com a (OMS) Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui o maior índice de pessoas que sofrem com problemas sérios de ansiedade e ataque de pânico e milhões de brasileiros agravam essas doenças durante a pandemia.
Para muitos, as causas e sintomas da crise de ansiedade e ataque de pânico são os mesmos. Mas existem diferenças entre ambas e muitas são as dúvidas acerca das crises de pânico e ansiedade.
A ansiedade é um sentimento comum ao indivíduo, pois nos sentimentos ansiosos desde a infância esperando por determinadas situações e acontecimentos como por exemplo uma prova na escola, festa de aniversário, etc. O maior problema é que em alguns casos a crise de ansiedade se potencializa e se caracteriza em transmitir sintomas físicos desagradáveis, como a falta de ar, tonturas e enjoos e até palpitações no peito.
Já os sintomas da crise de pânico são mais evoluídos do que da ansiedade. O transtorno de pânico é caracterizado por um período intenso de ansiedade.
Desse modo, é importante saber a ansiedade e ataque de pânico e quais são suas principais características para definir qual a melhor conduta, e qual auxílio de psicologia clínica em Vitória obter para ter um diagnóstico preciso e rápido para iniciar o tratamento para ansiedade ou de transtorno de pânico mais adequado.
Apesar da similaridade de sintomas, a ansiedade e ataque de pânico variam entre si no quesito intensidade. A seguir descrevemos melhor as principais causas e sintomas de cada um desses transtornos, para que seja mais fácil entender cada um deles. Acompanhe!
Definição, Sintomas e Tratamento para Ansiedade e Ataque de Pânico
Embora a ansiedade e ataque de pânico sejam sejam utilizados como sinônimos, esses transtornos representam tipos de crises distintas.
Transtorno de Ansiedade
A ansiedade é um transtorno que é caracterizado pela preocupação constante e excessiva de difícil controle. Ela é uma resposta natural da mente, em que o indivíduo se depara diante de situações de perigos.
Esta preocupação normalmente apresenta sintomas físicos e psicológicos, que podem dificultar a interação social, atividades profissionais e relacionamentos afetivos, pois o organismo da pessoa desenvolve uma série de sensações de descontrole e inquietação.
É importante se manter atento aos seguintes sintomas:
- Fadiga;
- Dor no peito;
- Dificuldade para se concentrar;
- Tontura;
- Medo;
- Irritabilidade;
- Preocupação;
- Se assustar com facilidade;
- Dores musculares e cansaço;
- Dormência ou formigamento de dedos, mãos ou pés;
- Coração acelerado;
- Inquietação;
- Tremedeira;
- Suor;
- Insônia.
- Dificuldade para respirar ou sensação de sufocamento.
Tratamento para ansiedade
O tratamento para ansiedade é realizado por meio do acompanhamento de um profissional da psicologia clínica em Vitória, de modo que se realize sessões de terapia, para ajudar o paciente a lidar com algumas situações do seu cotidiano para saber como controlar o pessimismo, e fortalecer a autoconfiança.
Além das sessões de terapia, o tratamento para ansiedade também pode ser conciliado com o uso de medicação, que deverá sempre ser orientada por um psiquiatra.
Também existem outras abordagens para lidar com a ansiedade, como técnicas de relaxamento, prática de exercício físico, etc.
Síndrome do Pânico
Quando falamos sobre síndrome do pânico, é importante ter em mente que em alguns casos é derivado de crises de ansiedade. O ataque de pânico aparece quando o indivíduo menos espera, e ele ocorre de modo recorrente e dura poucos minutos levanto a episódios súbitos e intensos de medo que tem reações físicas que podem ser confundidas com um infarto ou AVC.
A diferença é que o ataque de pânico geralmente apresenta uma dor tipo uma pontada localizada no peito, com formigamentos durante cerca de 10 minutos.
Para diferenciar a ansiedade e ataque de pânico é preciso medir o grau de intensidade do transtorno, pois o pânico se assemelha ao medo. A crise de pânico pode acontecer subitamente, a partir de um gatilho ou em momentos de relaxamento.
Os sintomas do ataque de pânico incluem:
- Coração acelerado;
- Náusea e dor no peito;
- Tontura;
- Arrepios e tremores pelo corpo;
- Formigamento ou dormência;
- Dificuldade para respirar;
- Suor excessivo;
- Desconfortos estomacais;
- Medo de perder o controle;
- Medo de morrer.
Tratamentos para ataque de pânico
Para confirmar se o indivíduo sofre de transtorno de pânico, é preciso da ajuda de uma profissional da psicologia clínica em Vitória, como a Dra. Maria Lígia Soares, neuropsicóloga e psicoterapeuta de crianças e adultos.
Pois, neste caso, o profissional fará o diagnóstico a partir de um relato contado pela própria pessoa, procurando identificar e diferenciar a ansiedade e ataque de pânico.
Assim como o tratamento para ansiedade, a intervenção para cuidar desse transtorno pode ser conciliada com remédios e sessões de terapia. Por isso, a ansiedade e ataque de pânico independente do problema, necessitam de um acompanhamento da psicologia clínica em Vitória.
Quando é Hora de Procurar por uma Psicologia Clínica em Vitória?
Quando os sintomas de ansiedade e ataque de pânico são percebidos, a primeira coisa a fazer é procurar ajuda médica. Como nem sempre é fácil identificar a diferença entre ambos os transtornos, é importante obter o apoio da psicologia clínica em Vitória para que o profissional avalie o seu caso e indique o melhor tratamento para ansiedade e ataque de pânico.
Entre em contato com a Dra. Maria Lígia Soares e agende seu atendimento on-line para lidar melhor com a ansiedade e ataque de pânico.